Só para reforçar o que eu já disse aqui, o SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA É UM LIXO. Veja o que aconteceu hoje:
-
Porta de ligeirinho se abre no semáforo e atinge motoboy. (15/06/2009)
-
Ônibus desgovernado assusta passageiros; dois ficam feridos. (18/06/2009)
Ta começando a virar rotina já
Atualizado em 19/06/2009 – Sim apenas 4 dias depois, outro acidente ![]()
Posts relacionados:
- Transporte coletivo, Curitiba-PR, Parte III Para todos que pretendem vir a Curitba, agora que a...
- Curitiba – Carnaval – Zombiewalk e PsychoCarnival – 2010 Divulgando o PsychoCarnival e a ZombieWalk 2010. Quem for de...
- Novo Projeto – http://curitibando.com Eu, como algumas pessoas ja sabem, comprei uma camera legalzinha...

19 Comentários Recebidos
July 15th, 2009 @15:24
Os acidentes envolvendo ônibus em Curitiba é muito freqüente, mas vocês ja pararam para pensar no por que que eles ocorrem ao invés de reclamar?
1 – Os motoristas, na maior parte, trabalham extressados por causa do trânsito, QUE ISSO SIM POSSO DIZER QUE É UMA ”BOSTA”.
2 – As superlotações dos ônibus são na verdade, culpa de nós mesmos, porque nunca damos valor ao voto. Sendo assim, os politicos acham um jeito de nos enganar, prejudicando uma parte de tudo, no sistema de transporte, por exemplo, implantam linhas operadas somente por micrões ao invés de linhas articuladas para atender a população.
3 – As pessoas tambem colaboram para as lotações dos ônibus, pois aqueles famosos 5 minutos a mais dormindo (que se transformam em 30 minutos) fazem com que a pessoa se atrase e fassa de tudo para chegar no horário ao trabalho ou colégio, então se por exemplo, em um terminal estiver um ônibus lotado, esta pessoa entra do mesmo jeito não tendo nem como fechar a porta
mesmo tendo outro veículo encostado atrás.
4 – O que eu acho do acidente ocorrido em um ligeirinho do município de Araucária???????
Os ônibus podem ser poucos, podem ser lotados, podem ser demorados, podem ser até sujos e riscados, mas tudo issso é devido ao aumento da população. O problema é que esse ”AUMENTO” foi pra pior (vandalismos, como pixações, riscos em vidros….) e não para melhor. Se pensarmos bem, se tivessemos realmente pessoas trabalhadoras, conscientes, e dignas, nossa cidade e até mesmo nosso país não estaria nesta situação.
Pense o que quiser da minha opinião, mas ninguem jamais irá retirá-la. Por que é a mais pura realidade. Vocês, como cidadãos curitibanos, deveriam de dar valor ao que tem, se não estão satisfeitos faz o seguinte: MUDE DE CIDADE!!!!! porque vocês não fazem falta pra ninguém, são pessoas comuns, que são TRATADAS COMO LIXO AO PENSAR DESTA MANEIRA!!!!
July 15th, 2009 @16:06
Boa tarde novamente Roger,
1 – Os que trabalham nas ruas com os carros sim, mas e os biarticulados? E outra. O problema de transito também é culpa da cidade. Então está tudo certo. Afinal, se o transporte coletivo funciona-se, as pessoas usariam menos carro. Concorda?
2 – Eu me preocupo com o voto. Logo posso continuar reclamando ^^
3 – Esse argumento é ridiculo. O sistema deve comportar a quantidade de pessoas que pega ele. Se todo mundo se atrasa todo dia no mesmo horario, a frequencia dos onibus deve se adapatar também. No geral as pessoas não são robôs. Mas agora fiquei em duvida em relação a você. ^^
4 – Se as pessoas são assim é por culpa da cidade que não lhe dão oportunidade para serem (do seu ponto de vista) melhores. Então meu post continua de acordo. O onibus sendo de araucaria(ou de qualquer outra cidade da região metropolitana), ele deve responder a URBS e ele transita dentro da minha cidade, logo, exijo qualidade de transporte também. Repetindo o que disse no seu comentário anterior: Pedir para uma pessoa se retirar da cidade (que alias é a cidade natal dela) não vai mudar o que ela pensa, muito menos mudar os problemas que Curitiba possui.
^^
July 15th, 2009 @16:17
Sua opinião esta correta. Mas deve ser pensado que para exigir uma boa qualidade no transporte coletivo, é necessario o apoio da população para combater o vandalismo, por que pensando de alguma maneira ”quando um estraga, todos pagam”. Mas fiquei feliz em conhecer este site…
July 15th, 2009 @18:08
Só tenha em mente que a culpa disso tudo é da prefeitura e não dos “vandalos”. A urbs não coloca mais onibus na rua porque ela não quer.
^^
July 27th, 2009 @15:51
Isso pq vocês não viram o transporte de Florianópolis.. é com certeza bem pior.. e mais cara!!
August 7th, 2009 @15:05
Em relação a pixações em onibus, sinceramente isso é nojento, ja vi mta gente brigando com vandalo que dentro do onibus ficava riscando o vidro… Só que quem não tem medo de se meter com um vandalo e ele puxar uma arma, ou no outro dia ele aparecer com mais quatro pra ajudar a bater??? O medo se instala principalmente naqueles que fazem o mesmo caminho todos os dias e mtos ficam sem saber o que fazer quando veêm algum vandalismo…
Eu, sinceramente, ja tive oportunidades de interromper vandalos que estavam pixando o vidro do tubo do Shopping Estação (os curitibanos sabem qual é), mas n fiz isso por medo, pq passo por ali todos os dias, só que me arrependi depois, pq na próxima semana eu ja tinha comprado meu carro…
Por isso, eu apóio a idéia de párar esses vandalos, pq somos nós que pagamos pelos crimes deles…
October 26th, 2009 @20:36
Pôs então, eu sou de fato extremamente chato. Nao sei nem direito onde comentar… mas sómente digo uma frase: Cristo Disse: quem sabe tudo ou desconheçe a si proprio, é definitivamente carente! que seria o caso de quem pensa que a cidade é um lixo, coisa que alem de ter o pensamento contrario, foi ensinamento de meu avô, pessoa com 85 anos de idade, extremamente experiente em Ctba, e que quer o bem da população, que quando a cidade ja nasce com um dom, não o perde! que no nosso caso, perdemos… mas como sempre dizem; ainda há tempo, sem carros, mais ônibus e bicicletas. Afinal das contas, se alguem se tocar, os pioneiros foram o GRUPO GULIN em Ctba (digo, em transporte) alias…veja só o detalhe: eles eram de origem pobre…. até pq meu avô conheçia o falecido João Gulin (ex. proprietario da TC Glória Ltda), sendo então como os antepassados sabem, eles subiram na vida com o ESTUDO…e hoje…como há muitos indices de criminalidade, falta de respeito…mal carater… eles não estão nem aí pra ESTAS pessoas, assim, somente assim, sua informação (ou opinião) estara um pouco correta. Lembrando que é sempre bom saber que se olhando no espelho, buscamos a resposta, assumindo a propria culpa!!!! ao inves de ser: ahh ñ ñ….foi ele, foi ele…… foi ele e ”voçê”!!!!!!!
October 26th, 2009 @20:40
Ahhh e que ótimo a cidade conseguir o metrô heim! tirar os carros biarticulados para implantar uma porcaria (que sera somente uma linha) abaixo da superficie, creio que sera ”quebrado” ja no primeiro dia…ja que as gangues o aguardam ansiosamente….
October 26th, 2009 @20:49
Olha, eu não entendi direito o que você disse no comentário de cima. Então só vou responde-lo depois que você reescrever.
Quanto ao metrô. Eu sei que não vai responder também, mas você precisa atualizar suas fontes de notícia amigo. Os carros biarticulados não serão tirados. O metrô será adicionado ao atual sistema de transporte da cidade.
O problema das gangues só reflete ainda mais o que venho dizendo a respeito do atual prefeito e dos anteriores. Ninguém se importa com a população. Não se importam com segurança e muito menos educação.
Abraços.
October 26th, 2009 @21:15
Olha, desculpa o não entendido, sou uma pessoa muito confusa. O que na realidade eu queria dizer, é que as empresas de ônibus refletem uma grande evolução em Ctba, e para quebra-las…é necessario uma ”coca-cola” da vida, tanto é que a Viação Cidade Sorriso Ltda. ja esta em Minas Gerais…. realmente, a parte dos prefeitos…concordo…eles não se preocupam com a população, alias…é raro se ter um que apoia esta ideia. Mas as vezes, é até pensativo que as empresas não atendem a população corretamente, o meu erro, é que como sou busólogo, amo muito os ônibus e as empresas, isto afeta no pensamento do atual sistema. Mas garanto que as empresas de ônibus não são como todos pensam, a Urbs gerencia de uma forma correta, mas tudo se tem erro, alem do mais…. até mesmo Ferraris cometem erros nas pistas… pq tudo vai ser perfeito, nada é perfeito….. mas tem de ser valorizado. As empresas se preocupam com as pessoas, com o meio ambiente, basta ver as novas compras do sistema, se algo há de errado nas superlotações e trânsito, isto tem a ver com a Urbs. A ideia do metrô, estou desatualizado, pq ainda me falam que retiraram os Biarticulados do eixo norte/sul, mas se vc realmente me der certeza de que isto não acontecera….ficarei MTO mas MTO feliz ^^
October 26th, 2009 @21:24
Porque a coca-cola gostaria de quebrar uma empresa de onibus? hehe. Eu sei que é dificil quebrar, esse seu comentário só mostrou que a empresa não está interessada em mudar, apenas a se manter no poder. Afinal, quanto mais pessoas couberem dentro do mesmo onibus melhor para elas. Ninguem reclama como eu reclamo e vocês continuam a ganhar o dinheiro da população humilde.
Esse seu papo mostra que você tem envolvimento com empresas de onibus. Fico feliz que se de ao trabalho de comentar ao meu humilde blog. Quem sabe não precise de uma coca-cola para começar a mudar algo? Só boas idéias e a mídia correta para exibi-las. Se buscar no google por transporte coletivo em curitiba (e no google images também), meu blog aparece entre os primeiros.
Bom marketing não? Ainda mais em tempos de copa do mundo ^^
A diferença entre a ferrari e as empresas de onibus daqui de curitiba, é que antes de falar da marca, ou do carro, eles fazem a segurança acontecer. As empresas daqui nem manutenção fazem nos onibus. Uma mulher MORREU porque caiu de um onibus em movimento. Preciso dizer mais alguma coisa?
October 27th, 2009 @18:06
Olha, acredito eu que o melhor a se fazer, é seguir meu trabalho…. porque NÃO ESCOLHO O QUE GOSTO! ninguem escolhe, portanto meu gosto…. mas sendo assim, não consigo te adimirar pela mensagem…. mas te respeito pela sua opinião ^^ só queria saber duas coisas, se vc quiser me responder por e-mail, logico: sua idade, e se vc realmente vive em Ctba, ou ja passou quanto tempo aqui. Desde ja, agradeço… em relação ao assunto, não tem jeito, cada um pensa diferente, mas acho que uma coisa, pelo menos isto…temos em comum: eu não sou totalmente de acordo com a Urbs, o meu trabalho (meu e dos 18 colegas que tenho) é estudar a busologia em relação a tudo, por mais que alguem acha idiota, o propio wikipedia não pensou assim e divulgou a ”tradução” do nosso termo de trabalho. Contanto o problema do busólogo, até mesmo meu, adimito, é que como amamos MTO os ônibus, as vezes não se damos conta do atual ”problemas” que vivenciamos. Mas ao menos, até hoje…. ninguem nunca me contrariou…. o que todo mundo que conheço fala, é que Ctba não é mais a mesma devido as superlotações dos ônibus. Mas quer queira quer não, eu conheço absolutamente tudo sobre o catalogo de especificação MBB, e sei o quanto é caro um Caio Millennium Biarticludado B12M (quase 1 milhão de reais), e se em 2006 chegaram exatamente 37 carros, e desde então a renovação da frota, é um enorme sinal de que as empresas investem forte em alta tecnologia para renovação de sua frota. Agora pensando diferente de muitas pessoas que estudam o mesmo que eu, uma parte concordo com voçê, pois ultimamente vejo que a manutenção das empresas não esta sendo adequada.
October 27th, 2009 @19:51
Espero não ter sido rude com você. Só gostaria de demonstrar minha insatisfação a respeito do transposte coletivo. Eu tenho 25 anos, sou curitibano e sempre vivi em Curitiba.
Sei que temos um transporte diferenciado, em momento algum eu neguei isso. Mas infelizmente eu não estou satisfeito com a atual administração deles. Seja por parte da Urbs ou por parte das empresas que cuidam dos carros. Onibus novos são sempre bem vindos, é mais segurança e menos sujeira (muitos onibus são cheio de baratas e outros insetos).
Fique livre para voltar a hora que quiser, prometo ser mais brando na próxima vez.
Abraços!
October 27th, 2009 @20:57
Então… ok eu tenho 16 anos. Assim que puder, e quiser trocar uma ideia, volto ao site. Inclusive pq vejo que há mtas pessoas que comentam neste tema, inclusive um com o mesmo nome que eu ^^ abraços.
October 29th, 2009 @12:45
peraí…num intendi…
afinal…o que é um lixo?? >>> o transporte coletivo de curitiba….ou os seus usuários????
entaum os onibus qndo são os que levam a culpa??e não seus estragadores??
é isso??
o povo naum sabe andar de onibus e a RIT que leva a culpa??? é isso então??
aaa taaa explicado…
entendi!!!!
vlw…
October 29th, 2009 @12:46
(correção do comentário acima: “entaum os onibus qndo *estragam* são os que levam a culpa??
October 29th, 2009 @15:09
Mateus,
Acho que você não entendeu o post e os comentários. Quem estraga alguma coisa são os vandalos e eles são minoria, a policia e a prefeitura são os culpados por eles. O cidadão trabalhador e os estudantes não estragam os onibus e ainda sofrem as consequências.
A RIT/URBS/Prefeitura de Curitiba, levam a culpa por oferecer um LIXO de serviço. Caro, inseguro (que causa mortes e acidentes) e trata os seus próprios clientes como lixos (pegue um onibus em horario de pico e vai entender o que quero dizer).
October 30th, 2009 @22:38
Boa….estes comentarios fazem ter a duvida, de como pensam os outros. Mas hoje resolvi dar uma volta (de fato, pra ver os buss) então estreiei o 18R90, inacreditavelmente uma confusão no terminal Cabral, empurra empurra e uma falta de respeito que não tem nem o que falar. Mas percebo a aquisição da empresa Auto Viação Santo Antônio Ltda em LD-R´s para a linha B05 que precisava mto….portanto, agora nos resta o estabelecimento certo dos horarios ^^ mas aos poucos vamos, com a preocupação das empresas…. que logo compraram novos expressos com bio-combustivel para inaugurar o eixo norte da Linha Verde. Até mesmo a empresa Auto Viação Redentor Ltda que ira mudar de ”casa”, para um bom atendimento a TODO o eixo sul, seguido de sua companheira Viação Cidade Sorriso Ltda. ^^ sendo assim, um bom local, perto do novo terminal, com um patio extremamente maior e mais moderno, tendo a satisfação dos motoristas que tem de tirar os carros todos os dias da garagem da empresa. Alem do mais, ficou melhor pra eles, ja que praticamente todos moram no CIC ^^ e as obras saem, noviiiiiiissssssssimos carros na Nordica/Cotrasa/Divesa entre outras chegando para completar ”o que falta” ^^ enfim, há tanta coisa boa acontecendo….que é bom perceber o lado que tira a gente deste atual problema, não se concentrando no problema, pois alias, todos sabem….. o lucro com informação desnecessaria é inutil! o que precisamos é saber que alguns ”classicos” se aposentam e vem chegando carros novos / …. agora somente….falta a Auto Viação Merçês de Orlando Bertoldi Ltda. renovar sua frota!!! e ter uma nova ”casa”, logico ^^ enfim, estou MTO feliz com os novos planos, lecitações e aquisições…. e cá entre nós, as combinações de chassis e carrocerias tambem ahsaushaushaushua* mas isto não vem ao caso, o que importa é que logo o sufoco acaba…. e ninguem pode se queixar…pq eu mesmo ando em ônibus lotados, e não reclamo. O que penso é que deveria mesmo ter mais bicicletas, carros e tudo mais! deveria existir ônibus somente para nós busólogos, que cuidamos realmente do ônibus, e ja somos mais ou menos 20 somente em Ctba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e nosso termo de estudo ja esta no wikipedia. Contudo, é ótimo ignorar o problema e concentrar-se em resolve-lo ^^ ABRAÇOS
October 30th, 2009 @22:41
Alias…..realmente MTO atrasado este assunto, mas as manutenções são feitas como podem, mesmo tendo alguns mecânicos mto ruins, os horarios são cumpridos conforme o trânsito o respeita. Sendo assim, os carros novos que resolvem este problema, são mal tratados por vândalos, que este é o enfoque principal a ser resolvido, para proximas aquisições, pois assim… poderiam ser comprados carros articulados, e colocados MTO mais nas linhas com mais segurança.
Faça seu Comentário